« Cláusula Quem | Página Principal | Diogo no Arrastão »
Eu tentei. Vocês são testemunhas. Mas já havia avisado que minha paciência estava curta e que nada ficaria sem resposta.
De Renata Nassif, hoje, no blog de Luís Nassif:
"Meu pai certamente não a conhece. Mas, vou perguntar ao Luís - ou melhor, ele mesmo poderá responder a você, se assim entender. Eu acho que os fatos que ele apresentou continuam falando por si mesmos; acho que sua (dela) tentativa de defesa por um pouco além da contundência, mas, ainda assim, não contrariou os fatos que o Nassif apresentou. E a minha pergunta tem, sim, razão de ser. No seu blog, ela se apresenta como "consultora". Consultora de quem? Desqualificar o debatedor não é contundência, é falta de argumentos... Um abraço."
Concordo com Renata. Não gosto da estratégia de desqualificação _ embora, no momento, seja quase irresistível usá-la contra a própria Renata.
No entanto, vou me ater aos argumentos usados pela mulher e ajudante de Nassif. "Fatos que falam por si mesmos?"
Está certíssima, querida. Quando os fatos falam por si não há problemas. E eu sou repórter, não brigo com eles. Apenas relato. O ruim é quando empresários como o Nassif se metem a interpretá-los de acordo com as próprias conveniências. Mais: para reverberar suas ilações maldosas, usam uma claque de comentaristas.
A segunda interpretação possível para "fatos que falam por si" é a de pessoas flagradas no ato criminoso. Por acaso eu fui presa em flagrante aí na realidade paralela? Aqui, no mundo real, não.
Esse bate-boca virtual, porém, é cansativo e improdutivo, além de sempre sujeito a reverberações dúbias. Eu, por exemplo, descobri o comentário da Renata em outro blog, o Imprensa Marrom, em um post que nem era sobre o assunto. Alguém copiou do site original e espalhou.
Então, vamos acabar com isso logo. Coloquei o post abaixo como comentarista do Imprensa Marrom.
"Renata,
obrigada pela oportunidade. É exatamente por ela que eu estava esperando. Infelizmente, ainda não consegui um contrato de consultoria com o BNDES. E Nassif?
Você e o Nassif topam abrir TODOS os contratos que fecharam desde 2003, inclusive com órgãos governamentais, autarquias, palestras e mediações (em empresas de fundos de pensão)? E topam abrir as empresas que vocês recusaram?
O mesmo vale para os financiamentos e patrimônio, inclusive o seu, uma vez que é casada e devedora solidária.
Aí vocês concordam em fazer uma comparação pública dos nomes das empresas, proprietários e executivos dessas companhias (ou dirigentes, no caso do governo) com as colunas que o Nassif escreveu desde então?
EU TOPO!!! ABRO MEUS CONTRATOS, MEUS PARCEIROS, MEUS EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS E MEUS ESCRITOS.
Não tenho a mínima intenção de desqualificar seu marido. Só gostaria de saber qual a sua noção de contrariar. Pelo jeito, ela é de uma contundência ainda maior do que a minha.
Para ter certeza de que todos verão o que escrevi aqui, vou mandar o comentário também no seu blog (acho justo, uma vez que você lança dúvidas sobre mim lá) e publicar no meu.
Eu topo ainda que o Nassif escolha dois jornalistas e eu outros dois para acompanhar tudo, junto com uma auditoria.
Sem mais e na esperança de que, a partir de agora, tudo seja resolvido,
Janaína Leite"
Estou esperando.
PS: O comentário da Renata foi feito a um leitor que reclamou pelo fato de ela ter respondido "quem é esta mesmo?", quando outro perguntou sobre mim.
Bom, muito prazer, Renata. Acho que agora você me conhece.
Comments
Quem seria o 'pai' da Renata Nassif? Fala com tanta contundência que também deve ser do 'meio' jornalístico.
JANAÍNA: Oi, Ramiza! Em primeiro lugar, você é uma querida. Obrigada pelo comentário. Eu também não entendi essa história, deve ter sido um mal entendido. Beijo.
Posted by: Ramiza | April 10, 2008 04:57 PM
Janaina, você é consultora do Diogo Mainardi ?
Se não for, parece !
Não passa uma semana sem cita-lo, o que faz pensar que vocês tem interesses comuns !
Quais seriam ?
JANAÍNA: Com o todo o respeito, Paulo, a minha paciência com quem faz esse tipo de pergunta hoje está próxima a zero. É óbvio que eu tenho interesse em comum com o Mainardi _ o de mostrar a montanha de ilações e mentiras que o pessoal do iG publicou sobre o que escrevemos no caso da Telecom Italia. Agora, se você tem tempo, indico que você vá ao banco de dados da Folha e do blog do Nassif e levante quantas vezes ele escreve sobre o BNDES, o Citigroup, os fundos de pensão, a Telecom Italia... Algo me diz que encontrará um número maior do que as citações de Mainardi aqui (uma vez que, quando estava na Folha, não há nenhuma). Abs.
Posted by: Paulo Santos Cunha | April 10, 2008 05:07 PM
Janaína, descobri você através dos comentários aos posts do Blog do Reinaldo... Você é demais e já virei seu fã... E quanto a esse seu último post; que chinelada hein ? Um abraço !
JANAÍNA: Oi, conterrâneo paranaense! Tudo bem? Já chegou o frio em Cascavel? Brrrr... Vocês é que são demais. Eu respondi na história da invasão (pedrada!!! hahaha), vai lá. Abs.
Posted by: Paulo_CASCAVEL | April 10, 2008 05:21 PM
Como diria Bon Scott, if you want blood, you've got it. Yeah!
Com essa tática (já havia lhe falado q seria assim) de ir te cansando via "spams" que aparecem sob a forma de comentários em outros blogs - enquanto isso, no blog dele mesmo, o assunto passa despercebido, pra não se fazer notar na audiência que eles conseguiram forjar ao atirar na Veja. Joga sujo, essa turma (o plural não é por acaso). Se trouxer pro terreno dos fatos e da verdade, não sobre NADA! Força, darling.
JANAÍNA: Rodrigo, parceirinho, sua força tem sido indispensável. E quer saber? Você seria um grande jornalista. Beijo.
Posted by: Rodrigo Rover | April 10, 2008 05:50 PM
Jana, nem preciso dizer o quanto te apóio. É importante rebater, responder, falar e gastar toda a "saúde" com isso, porque se não eles "vencem" pelo cansaço (eles sabem o quanto são cansativos, aliás).
O problema é que uma "vitória", nesse tipo de merda, não significa apenas um êxito infantil, mas a destruição de uma imagem, uma reputação.
Tem muita gente contigo, Jana. Muita gente.
Beijo, moça.
JANAÍNA: Gravata, muito obrigada por tudo. A gente nem se conhece pessoalmente e, mesmo assim, você se colocou no meio desse tiroteio por acreditar nos meus argumentos. Isso mostra o quanto é leal aos seus próprios valores. Só espero que você não seja vítima da covardia costumeira das pessoas que, sob uma capa político-ideológica e protegidas pelo partido, ou pelo anonimato, saem por aí pedindo cabeças ou espalhando maledicências sobre as pessoas próximas a você. Mas, pode ter certeza de que, se isso acontecer, haverá muita gente do seu lado. Muita gente. Beijo.
Posted by: Gravatai Merengue | April 10, 2008 06:03 PM
Legal. Como freqüentador tanto do blog do Nassif como do Arrastão (aqui há pouco tempo), aprovo esse exercício de transparência. Poderiam publicar na net - deixo à disposição espaço no meu uebeçáite - imagens digitalizadas dos extratos bancários, das contas telefônicas e das declarações do imposto de renda.
Eu aposto que não tem nada de nenhum dos lados. (Só não abro o meu sigilo porque senão aparecem as ligações que fiz para o telessexo... e, hã, deixa pra lá.)
[]s,
Roberto Takata
JANAÍNA: Tudo o que eu tinha a dizer foi dito. Beijo.
Posted by: Roberto Takata | April 10, 2008 07:46 PM
Olha, Jana, a maioria está com você porque você diz a verdade -como escreveu num dos seus posts sobre o caso. Simples assim. O que você propôs -abrirem suas contas, não é um ato de coragem, não. É um ato de caráter. Eles não sabem o que é isso.
JANAÍNA: Flor, você já é da casa. Obrigada mais uma vez. Beijo grande.
Posted by: marie tourvel | April 10, 2008 07:48 PM
Prezada Janaína:
Parabéns pelo bom trabalho neste blog. Não direi que era seu leitor atento antes na Folha, mas direi que, agora, você está sendo muito bem recomendada em um espaço muito mais amplo que é o mundo dos blogs.
Causa-me estranheza a aludida torrente de ilações (não entrarei no mérito) de LN contra você e o Diogo, e agora a indelicadeza cheia de ironia da esposa e suplente do blogueiro xxxx (é carinhoso, LN...). Quem não deve não teme! És destemida mesmo, minha cara jornalista!!! Boa batalha!
PS:
Só gostaria de acrescentar uma modesta observação vinda de nossa tarimbada cultura interiorana: xxxx que se preza não dá calote em governo nem freguês, porque senão nem patrício compra dele...
JANAÍNA: Porta Torta, muito obrigada pela visita. Dei uma editadinha, espero que não se importe... :-))
Posted by: Porta Torta | April 10, 2008 08:47 PM
Olha, ela te conhece! Vai dormir mais feliz agora, Janaína? E a paciência? Ganhou mais uns pontinhos?
JANAÍNA: É, Larissa, você realmente não me conhece e, pelo visto, conhece a Renata. Ao contrário do que possa(m) pensar, o que me deixa alegre é deixar as pessoas bem. O contrário só ocorre propositalmente quando me sinto agredida. De qualquer forma, obrigada pela visita.
Posted by: Larissa | April 10, 2008 10:43 PM
Janaina
Recomendo que compres uma lata bem grande de Mortain. Sabe, mata e paralisa em segundos!
JANAÍNA: Só posso dizer que essa história toda me deixa triste. Beijo, Cris.
Posted by: Cris | April 10, 2008 11:19 PM
Desculpe a franqueza ! Vejo grandes qualidades no seu trabalho, Janaina.
O mesmo não posso dizer do Mainardi, que por se apresentar como L'Enfant Terrible da imprensa brasileira, acha que pode dizer o que pensa dos outros sem olhar pro proprio rabo. Quem perde com isso é a Veja e eles já começaram a perceber! Não entre vc tambem em uma canoa que já começou a fazer agua. Gosto de vc !
JANAÍNA: Paulo, eu também gosto muito de você. Já deixei isso público até em post, aliás. No mais, já respondi. Beijo e até daqui a pouco (você volta logo aqui, né?).
Posted by: Paulo Santos Cunha | April 11, 2008 12:41 AM
Pô, aposto que os xxxx do comentário da Porta Torta não eram palavrão nenhum... quanto preconceito contra os vendedores ambulantes de miudezas!
Como se diz no interior, você está gastando vela com mau defunto... qual a credibilidade de alguém que deve quase 5 milhões e mesmo assim se dispõe a dar conselhos financeiros? Ou de quem pretende analisar a linha editorial da maior revista do país sem ao menos saber quando usar o "porque" junto ou separado?
Parabéns pelo blog, você está em excelente companhia. Virei seu fã!
@Roberto Takata: Eu aposto que seu 'uebeçaite' vai ficar sem as informações do rapaz do ig... a não ser que alguém dê uma pesquisada nos TJ da vida por dívidas em fase de execução...
PS: perdão caso esse comentário tenha sido postado umas 10 vezes.. tive uma pequena desavença com o rapaz que distribui as senhas aqui embaixo :)
JANAÍNA: André, eu só perdôo se voltar aqui pelo menos uma vez por dia... :))
A sério, muito obrigada pela visita e pelo comentário. E a palavra "censurada" não era de baixo calão, você está certo. Mas eu não quero fazer a mesma coisa da qual reclamo. Ou, se fizer, não usarei comentaristas. As palavras sairão da minha boca.
Um grande abraço.
Posted by: andre | April 11, 2008 02:08 AM
Ah, esqueci de comentar: A tal Renata está bem saidinha pra quem outro dia teve um piripaque - http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=6951 ao ler um poema - http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2008_03_30_reinaldo_azevedo_arquivo.html
JANAÍNA: É. Uma pena.
Posted by: andre | April 11, 2008 02:19 AM
Valeu Janaina, continue na luta contra esta turma! Tenho certeza que os dois vao se fazer de vitimas e comentar que estao sendo agredidos pela turma do Dantas.
JANAÍNA: Obrigada, Rafael. Você sabe que já é considerado da turma, né? Um beijo grande. Como está Amsterdã? Eu estive aí rapidamente uma vez. Fiquei impressionada com a quantidade de ruivos por metros quadrados. É tudo muito bonito. :-))
Posted by: Rafael | April 11, 2008 04:32 AM
Somente para dizer que gosto muito do que vc escreve e do modo como deixa clara a sua independência de pensamento, então essa msg é um cumprimento e tb um parabéns pelo bom trabalho jornalístico e o excelente nível humano.
Como vários de seus leitores, permanecerei na maioria das vezes em silêncio mas sempre atenta aos seus posts e principalmente concordando com a boa prática da liberdade de expressão.
Um abraço
Adriana
JANAÍNA: Adriana, fiquei comovida com a sua mensagem. Muito obrigada, querida. Tudo de bom, hoje e sempre, para você e os seus. Abs.
Posted by: adriana | April 11, 2008 08:01 AM
Já tentou conversar na boa com o Luis Nassif? É bem possível que ele publique sua resposta no blogue dele.
Já passei por uma situação de mal-entendido uma vez.
http://diasimdiatambem.wordpress.com/2007/05/29/o-brasil-para-os-ateus/
Na boa consegui ter meu direito de resposta publicado. E até converso com o dono do blogue pelo MSN. (Bem, faz tempo que não acesso o MSN, mas a gente conversava sem problemas, apesar das diferenças ideológicas e religiosas.)
[]s,
Roberto Takata
JANAÍNA: Com todo o respeito, Roberto, gostaria que você fizesse uma análise do caso desde o início.
LN enfia meu nome em uma série que, supostamente, é destinada a evidenciar as práticas jornalísticas de uma revista ONDE EU NUNCA TRABALHEI.
Lança dúvidas sobre os motivos que me levaram a ascender na Folha (lembre-se que ele chegou a atribuir isso à doença do sr. Frias!). Nos textos, tenta me caracterizar como uma carreirista que avança sobre a área de atuação de outros repórteres e faz matérias tendenciosas para beneficiar um banqueiro, de quem seria "a principal porta-voz" na FSP.
Divulga o que falou um diretor do Opportunity sobre mim em um depoimento como se fosse uma mostra incontestável de que sou desonesta, sem apresentar uma PROVA do que diz, pois o processo é sigiloso. Ao mesmo tempo, classifica como "relátórios" documentos oficiais nos quais baseei minha reportagem (publicados na internet e que podem ser checados pelo leitor) e reclama que esse processo corre em sigilo na Itália. (Ou seja, quebrar o sigilo no meu caso, tudo bem. No caso dos amigos dele, não. Qual é a honestidade intelectual disso?)
Sustenta a tese de que trabalhei em dobradinha com Diogo Mainardi (com quem eu NUNCA conversei enquanto estava na Folha), a quem chama de "cavalgado".
Permite que uma claque de comentaristas escreva coisas horrorosas sobre mim (claque que ele incentiva a "espalhar" todas as bobagens escritas na tal série).
TUDO ISSO SEM TER DADO UM TELEFONEMA, OU MANDADO UM E-MAIL, PARA OUVIR MINHA VERSÃO. E SEM TER PROCURADO A FOLHA PARA CHECAR SUAS HIPÓTESES MALUCAS.
Mesmo assim, olhe o tom das duas primeiras respostas (estão na categoria RESPOSTA, do lado esquerdo da página) e você verá que foram escritas de forma educada. O sujeito não teve a decência de publicar ou dar um link para o que eu falava, coisa que eu fiz, mas foi cara-de-pau o suficiente para reproduzir minhas declarações pela metade, de forma a truncá-las.
Ora, é um princípio básico da análise: O MOTIVO. Qual seria o motivo para eu ajudar o banqueiro? Dinheiro, lógico. DESAFIO alguém a provar que DD me pagava paralelamente. DESAFIO! Mas eu mostrei aqui, por "a" mais "b", uma série de motivos para LN promover as acusações que fez. E disse que, por isso, vou processar os que veicularam tais maluquices.
Não satisfeita, depois de eu desmontar os bastidores desse paladino que está mais para mercador, a mulher dele diz que eu uso a estratégia da desqualificação (a mesma mulher que, pouco antes, respondeu "quem é esta mesmo?" ao ser perguntada sobre mim) e lança dúvidas sobre minhas novas atividades. Também diz estranhar minha contudência, insinuando que minha reação é a de alguém que tem culpa no cartório. (Ora, ela mais do que ninguém deveria saber que quando a honra é atingida de maneira injusta, as pessoas reagem. A Renata chorou e teve crise nervosa. É motivo para eu estranhar o choro dela e insinuar, com isso, que ela admitiu culpa na história do poema e se fez de vítima para angariar a simpatia do marido? É lógico que não. Seria ridículo.)
Respondi fazendo o que podia: propus que o bate-boca acabe e que a gente abra as informações para auditores e jornalistas, permitindo a comparação dos dados com as coisas que escrevemos. Não tive resposta.
E você ainda pergunta SE EU tentei procurar o Nassif? Você só pode estar de brincadeira, não é, Roberto? Vou deixar passar, pois sei que você falou com boas intenções. Mas, por favor, da próxima vez lembre-se da história desde o começo. É exatamente assim que eles funcionam, apostando na falta de memória dos internautas.
Abs.
Posted by: Roberto Takata | April 11, 2008 08:55 AM
Não a conheço, mas conheço o Sr. Nassif.
Por isso, solidarizo-me com você.
Vejamos o que o maior representante do jornalismo "de serviços" tem a dizer.
JANAÍNA: Leandro, muito obrigada pela visita e pela solidariedade. Volte sempre. Abs.
Posted by: Leandro | April 11, 2008 09:11 AM
Confio em você, Jana.
JANAÍNA: Obrigada, caro. Agradeço imensamente.
Posted by: Badger Vicari | April 11, 2008 11:23 AM
Estranho. Não encontrei o comentário da Renata em lugar nenhum do blog.
JANAÍNA: :-)
Posted by: aline | April 11, 2008 04:07 PM
Peraí, gente que diz ficar feliz e honrada com email do Mainard, um cara do lixo jornalístico brasileiro e que ademais viola e estupra diariamnete os valores, de liberdade, individulidade, integridade e outros mais, já deixa de inspirar confiança.
JANAÍNA: Gostaria de entender um pouco melhor seu argumento. O Mainardi escreve semanalmente, aparece na TV semanalmente e faz o podcast semanalmente. Como é que ele "estupra" os valores diariamente? E qual é o texto dele em que recomenda o fim da liberdade de expressão (o patrulhamento das fontes, por exemplo)? Ou que as pessoas ajam de acordo com grupos e não com a própria consciência (desrespeito à individualidade)? Ou fere a integridade recomendando que a Polícia Federal vá investigar outro jornalista sem crime caracterizado? Mande para mim, Ricardo, eu gostaria de ler. Talvez mude de idéia sobre ele. Abs.
Posted by: Ricardo Zanoni | April 12, 2008 09:36 AM
Não foi por ironia que eu disse que não encontrei o comentário da Renata no blog, Janaína.
Nunca soube de posts ou comentários apagados pelo Nassif, uma vez que tivessem sido publicados. Alguém mais leu o tal comentário no blog? Onde está/ estava ?
JANAÍNA: Muita gente leu, imprimou e gravou a página. Estava nos comentários relativos a um poema. Dia 9/4/08, às 22:28. Os dois comentários foram feitos por ela às 23:28 e 23:44. O link: http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=7062
No mais, perdoe-me. Esse assunto, para mim, é muito irritante. Não foi por mal. Abs.
Posted by: aline | April 12, 2008 02:27 PM
Esta familia mxxxxx está muito valente pra quem carrega uma dívida milionária e vive de jornalismo de serviços.
Processo neles, Janaina!!!
JANAÍNA: Pode deixar, querida. Só tenho que fazer as coisas de acordo com as minhas possibilidades. Muito obrigada pela visita e pela força. Abs.
Posted by: Sandra | April 12, 2008 07:20 PM
Estimada Janaína:
Não se preocupe em se desculpar em caso de "editar" nossos arroubos poéticos... Entendemos perfeitamente a precaução e sabemos que não é censura.
Nós é que devemos nos desculpar pelo trabalho extra causado e agradecer pela delicadeza de seus comentários-resposta a cada um que se expressa aqui.
É agradável saber que mesmo enquanto as visitas ao blog estão crescendo continuamente, você ainda nos presenteia com tratamento personalizado! Isto que é um Arrastão Democrático!!! Sucesso na luta!
JANAÍNA: Olá, caríssimo. A coisa mais bacana do blog é exatamente conhecer (mesmo que virtualmente) os leitores. Ganho a oportunidade de conversar e aprender, além, quando possível, ajudar a esclarecer ou a pensar sobre os assuntos que eu considero interessantes.
Nesse período em que estou trabalhando de casa é mais fácil. Não sei se conseguirei sempre, mas pode ter certeza que, quando for possível, não perderei a oportunidade.
Você falou, no comentário anterior, sobre o interior. Você nasceu ou mora no interior? Abs,
Janaína
Posted by: Porta Torta | April 12, 2008 09:17 PM
Cara Janaína:
Rapidamente respondendo, tenho um pé no barro e outro no asfalto, isto é, nascido, criado e amadurecido em Piracicaba, desassombrado do mundo, expandido das idéias e concomitantemente estu(pedifica)do em Sampa, onde atualmente trabalho e de onde inapelavelmente fujo quinzenalmente em busca do cheiro do interior e do carinho do meu povo...
JANAÍNA: Sua terra é mais próxima do que a minha, mas, como eu tenho alma cigana, me adapto fácil. Até meu sotaque é meio indefinido... :-)
Posted by: Porta Torta | April 12, 2008 11:09 PM
Oi, Janaína,
Ainda bem que você entendeu que falei com boas intenções.
Que você esteja (aqui vou usar de um grande eufemismo) muito brava é mais do que compreensível, é plenamente justificável.
Eu acompanho a série que o Nassif escreve sobre a Veja desde o início. Comecei a acompanhar o Arrastão - ainda no Blogger - a partir dali. (Também não vejo nenhum motivo para se concluir por sua ligação com Dantas.)
E como não vi nenhuma mensagem sua direto para lá. Mas já tinha visto antes no blogue do Nassif, posts dele com as réplicas de outras pessoas (sobre outros temas) e também a carta da Veja sobre a série.
Por isso da pergunta/sugestão.
São casos diferentes, mas há similaridade na natureza dos episódios, por isso mencionei o que ocorreu comigo.
Ainda me parece um caso de mal-entendido do que de má-intenção.
Como disse, entendo que esteja muito magoada (ainda usando de eufemismo) e é um sentimento legítimo.
Mas talvez seja uma situação que possa ter um bom fim.
[]s,
Roberto Takata
Posted by: Roberto Takata | April 14, 2008 02:47 AM